Agência do Trabalho realiza ações para empregabilidade LGBT

Aconteceu nesta terça-feira (2), na Agência do Trabalho da Boa Vista, no Recife, um momento histórico na construção da política  de empregabilidade LGBT em Pernambuco. Uma loja de vestuário de alto padrão que abrirá em breve em um centro comercial da Zona Sul da capital pernambucana ofereceu vagas direcionadas à comunidade LGBT. Participaram das entrevistas 26 candidatos contemplando quase toda a diversidade LGBT (gays, lésbicas, bissexuais e trans). Após a contratação, os selecionados são acompanhados durante um ano na empresa a partir da aplicação de questionários que atestam o nível de satisfação e as dificuldades enfrentadas no dia a dia, tanto por parte do trabalhador como da empresa.

A Secretaria Estadual da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação (Sempetq), por meio da Agência do Trabalho, oferece dois projetos para a empregabilidade LGBT. São eles: Projetos Pesquisa Empresa e Trabalho Comunica. A iniciativa visa uma comunicação direta com entidades de representação da comunidade LGBT em Pernambuco e identificar empresas que desenvolvem ou estejam interessadas em desenvolver políticas de acolhimento deste público em seus quadros funcionais assim como estimular novas parcerias com instituições interessadas em adotar essa cultura de inserção. Os projetos são desenvolvidos em parceria com a coordenação LGBT da Secretaria de Direitos Humanos e com o Centro Estadual de Combate à Homofobia de Pernambuco (CECH), coordenado por Suelen Rodrigues.

O Projeto Pesquisa Empresa é responsável por levar treinamentos, capacitações, palestras e oficinas para as empresas que adotam ou pretendem adotar este tipo de acolhimento. Outras informações podem ser obtidas no setor de Seleção e Orientação Profissional da Agência do Trabalho da Boa Vista, com o psicólogo Evandro Viana pelo número (81) 3183-7059, presencialmente de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h ou agendar uma visita técnica na empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *